Todos estão de folga dos livros e da escola, mas estudando para conseguir um emprego.
Nas férias, o que os jovens gostam de fazer: descansar ou viajar? Nem todo mundo. Muita gente está aproveitando para estudar.
Enquanto o sol brilha do lado de fora, esquentando as férias, Paulo fica trancado, debruçado nos livros e cadernos. Castigo? Não, é uma escolha dele. O cursinho intensivo é para recuperar a matéria em que ele foi reprovado ano passado na faculdade. “Essa daí vai ser a diversão das minhas férias”, conta Paulo.
É a diversão de Paulo e de quase mil alunos de uma universidade, que estão trocando as férias pelos estudos. Alguns vão passar o dia inteiro na companhia de professores de segunda a sábado até fevereiro. “A gente faz para não perder o ano”, comenta uma estudante.
Para muitos jovens, estar de férias é estar se preparando para o mercado de trabalho. É o que uma turma está fazendo na sala de aula. Todos estão de folga dos livros e da escola, mas estudando para conseguir um emprego.
São dezenas de cursos em diversas áreas. No Senac, a procura é tão grande que foi preciso abrir grupos extras para atender quem faz questão de deixar a folga de lado.
“Acredito que as pessoas que não estão trabalhando se motivam no começo do ano a fazer um curso e procurar um trabalho, e os que já estão trabalhando buscam se aperfeiçoar para melhorar e subir na carreira”, observa a professora Suzana Maronezi.
Em uma turma de aprendizes em serviço de supermercado, são 15 inscritos. Entre eles, está o estudante Ivan Carvalho, que tem uma lista de bons motivos pra não querer um descanso agora.
“Para ter um futuro melhor, para minha família, para dar um lazer para minha avó e para minha mãe, ter um carro, uma casa. Vale a pena enforcar as férias para ter um futuro melhor”, comenta Ivan.
Nenhum comentário:
Postar um comentário