terça-feira, 4 de janeiro de 2011

Produtos de limpeza podem causar intoxicação até pela respiração

Os produtos de limpeza parecem inofensivos. Mas basta olhar o rótulo com atenção para perceber o risco. Mais de 10,5 mil pessoas sofreram intoxicação por produtos de limpeza em 2008.


Coloridos, em embalagens criativas, os produtos de limpeza parecem inofensivos. Mas basta olhar o rótulo com atenção para perceber o risco. Mais de 10,5 mil pessoas sofreram intoxicação por produtos de limpeza em 2008. A empregada doméstica Elisete de Sousa percebe como esses produtos podem ser agressivos.
“Parecia que eu tinha alguma coisa na garganta. Não dormi à noite, inchou. Tive que ir ao médico”, aponta a diarista.
Cada produto afeta o organismo de forma diferente. Desentupidores de ralos podem queimar a pele e olhos, além de provocar danos aos rins, fígado e aparelho digestivo. Alguns alvejantes contêm soda cáustica, substância responsável por queimaduras na pele e nos olhos e que pode provocar graves lesões no esôfago e estômago se for ingerida.

“Essa irritação pode produzir até necrose. Tem que ver se a pessoa está exposta com muita frequência”, alerta a toxicologista Silvia Cazenave.

Outro risco até mesmo para os profissionais é a mistura de produtos. Na tentativa de facilitar a limpeza, algumas pessoas combinam substâncias sem saber os efeitos que elas podem causar.

Dependendo do principio ativo há uma dispersão de gases invisíveis, e o simples fato de respirar sobre eles é suficiente para causar uma intoxicação. Para evitar os acidentes, a professora Roseli Lopes deixa tudo separado e exige que as funcionárias usem equipamentos de segurança.

“Não é por questão de higiene. A preocupação é com a segurança”, diz Roseli.

Em caso de intoxicação, não se deve tomar leite ou provocar vômitos.


Fonte: Bom Dia Brasil

Nenhum comentário:

Postar um comentário