terça-feira, 16 de agosto de 2011

Leilões pela internet vendem móveis com até 90% de desconto

Objetos de apartamentos decorados por construtoras agora podem ser comprados em concorridos leilões online. Consumidores devem pesquisar preços e estabelecer limites para o lance.



Sabe aqueles apartamentos decorados que as construtoras montam, temporariamente, para promover seus lançamentos? Então, aqueles móveis agora são vendidos em um novo tipo de leilão.

Quem está procurando casa nova para comprar não escapa de visitar um apartamento decorado. São ambientes que enchem os olhos. O que muita gente não sabe é que aqueles móveis sob medida e eletrodomésticos super modernos agora podem ser comprados em concorridos leilões pela internet. Os objetos dos apartamentos decorados são quase novos, e os descontos chegam a 90%.


Antes de fazer o lance pela internet, muitos interessados visitam apartamentos decorados, onde tudo está à venda, e podem escolher desde móveis, como sofás, até pequenos objetos de decoração, como vasos.

A advogada Martha Campos é uma que não resiste a um leilão. “Eu já comprei duas geladeiras, micro-ondas, poltronas, sofá, cama box, roupa de cama, jogo de jantar. Tudo isso para colocar no meu apartamento. Estou aguardando a entrega há um ano e seis meses, mais ou menos”, conta.

Enquanto o apartamento não vem, as compras estão guardadas em casa e em dois guarda-móveis completamente lotados. “Com as taxas, chegou a R$ 250 mais ou menos. Na loja, acho que estava uns R$ 600 cada uma”, calcula Martha, sobre o preço de cadeiras.

Não existe um levantamento nacional sobre o crescimento desse tipo de negócio. Mas em uma empresa o número de clientes cresceu de 30 mil em 2009 para 450 mil neste ano.

“Para bens de maior valor agregado, bens mais caros, como imóveis, por exemplo, as pessoas ainda costumam vir presencialmente. Mas para comprar sofá, abajur e cadeira, elas preferem a internet”, conta o dono de um site de leilões Henri Zylberstaijn.

O estofador Claudélcio Pereira também espera o apartamento ficar pronto para instalar tudo o que comprou. Ele arrematou vários itens que estavam em exposição no seu futuro prédio. Queria morar em um apartamento igualzinho ao que viu decorado. Comprou armários de cozinha, luminária, torneira, vários móveis para varanda e um sonho de consumo: a geladeira.

Mas a família estava de olho nos preços. “Nós pusemos tudo no papel e definimos um valor. Passou disso, deixa para fora", conta.

Esta aí uma boa dica: faça uma pesquisa para saber quanto custa a peça nova na loja e estabeleça limites para o seu lance.

A corretora de seguros Mônica Fittipaldi sabe bem quanto quer gastar. Arrematou em leilões virtuais quase todo o quarto da filha. Trocou as cadeiras da sala de jantar e pôs na cozinha os armários que sempre quis. Pagou R$ 2,4 mil por móveis que valem mais de R$ 20 mil.

“Na hora em que você olha aquele apartamento todo mobiliado, decorado, você fala: ‘Puxa, eu queria uma cozinha dessa’", lembra. Parece que foi feita para a cozinha de Mônica. “Até quem veio instalar perguntou se eu havia encomendado. Eu falei ‘quase’", conta a corretora de seguros.

Mas nem sempre deu tudo tão certo. “Eu comprei dois armários e me preocupei muito com a medida, para ver se caberia, só que não me preocupei com a altura. Quando eu fui instalar, não cabia no meu quarto. Acabei dando para o meu irmão. Ele ficou feliz da vida”, conta Mônica.

O problema de Mônica não é raro e pode ser combatido com uma arma indispensável: a trena. Antes de propor qualquer lance, meça com cuidado o espaço que tem em casa. Visite o apartamento decorado e veja o estado dos objetos. Aproveite para conferir as medidas, porque não dá para reclamar depois.

“Se ele foi visitar e viu as condições do produto, não poderá se arrepender daquela compra”, explica a advogada Mariana Ferreira Alves, do Instituto Brasileiro de Defesa do Consumidor (Idec).

Outra dica importante: além do preço do produto, considere a taxa do leiloeiro. E não se esqueça dos custos para desmontar e transportar as peças maiores. Depois, é só fazer tudo caber no carro.



Fonte: Fantástico, exibido em 14/08/2011

Nenhum comentário:

Postar um comentário