terça-feira, 27 de setembro de 2011

Aprenda como criar um plano de negócios para montar sua empresa

Ter uma boa ideia é o primeiro passo para montar um negócio próprio, mas não basta. Conheça as ferramentas que ajudam no planejamento prévio.

Mara Luquet




Ter uma boa ideia é o primeiro passo para montar um negócio próprio. Mas não basta. “Uma boa ideia tem que ser viável”, diz Rodrigo Estrela, analista do Serviço Brasileiro de Apoio às Micro e Pequenas Empresas (Sebrae).

Como saber se sua ideia é viável economicamente? É fundamental fazer um plano de negócios, ele será sua bússola na tomada de decisões durante todo o processo.

Segundo Estrela, o Sebrae fornece gratuitamente várias ferramentas que ajudam o mircro e pequeno empresário na hora de montar seu próprio negócio.

“É necessário começar fazendo um estudo de mercado”, diz ele. Ou seja, há pessoas dispostas a pagar pelo produto ou serviço que você está vendendo? Que preços estão dispostas a pagar? Qual o tamanho potencial deste mercado? Ele é suficiente para remunerar a operação?

Parecem simples, mas as respostas a perguntas como estas são fundamentais na elaboração de um plano de negócios que seja rentável. Mergulhar numa empreitada desta sem fazer o devido planejamento é apontada como uma das principais causas da falência de muitos negócios logo nos primeiros anos de existência.

Veja abaixo algumas ferramentas gratuitas disponibilizadas pelo Sebrae:

Click Marketing
Permite a elaboração de um plano de marketing, desenvolvendo a capacidade das empresas de planejar a curto, médio e longos prazos com escopo ideal para entendimento sobre público-alvo, mercado e negócio com suporte de ações estratégias de marketing. Clique aqui para acessar.

Bússola
O sistema permite aos empresários a melhor compreensão do seu ambiente competitivo em função da áreageográfica em que atuam, a partir da classificação sócio-econômica do mercado consumidor local e informações relevantes sobre o porte e perfil dos agentes nos mercados concorrentes e fornecedor. Clique aqui para saber mais.




Fonte: Jornal da Globo, exibido em 26/09/2011




Nenhum comentário:

Postar um comentário